Como fazer backup completo no Blogspot

Sem sombra de dúvidas fazer o backup do seu blog (Blogspot) é extremamente importante,  já que isso pode significar perder todo um trabalho de muito tempo e ter que começar tudo de novo.

Seja um iniciante ou um mais experiente fazer backup é algo que têm que ser algo obrigatório e algo regularmente, não adianta você fazer um backup agora e ficar meses sem fazer.

Fazer uma cópia completa do seu blog é super importante por exemplo quando você for tentar colocar algum novo código ou widget no seu blog, até mesmo porque não sabemos o que pode acontecer, embora seja difícil imaginar, mais vai que o Google têm algum problema e os blogs são deletados?.

8977

No blogger existe uma opção para você fazer o backup do teu tema e do conteúdo completo do blog como postagens por exemplo, mais acontece que ai existe um problema, ele não salva códigos dos seus “widgets” que normalmente ficam na lateral do seu blog, eu vou mostrar como fazer um backup completo incluindo os widgets.

Backup do Layout

Faça login no seu blog e do lao esquerdo clique em “Modelo

8794598

Depois observe no canto superior direito um botão com o nome “Fazer backup/Restaurar” clique nele

9784659

Uma janela vai aparecer e você deve clicar em “Fazer download do modelo completo

789789789

Pronto! Nesse ponto fizemos o backup do seu tema mais como falei anteriormente não salvamos as configurações dos widgets, siga o tutorial para salvar também os widgets.

Backup do Layout + Widgets

Clique no botão “Editar HTML” para acessar o código fonte do blog

79465Importante: Marque a caixinha “Expandir modelos de widgets“.

Depois copie TODO o conteúdo clicando “CTRL + A” depois copie esse conteúdo  no bloco de notas e salve.

Backup das postagens

Clique em “Configurações” e depois em “Outros

4897987Agora procure e clique em “Exportar blog

48978711Para finalizar vai surgir uma janela onde você deve clicar em “Fazer download do blog“. Com isso você vai baixar todas suas postagens.

3697854Pronto! Agora você têm um backup completo do seu blog.

É importante salvar os arquivos baixados e o bloco de notas com o código fonte em algum lugar como um pen drive ou disco virtual para garantir.

Relacionados: