Como instalar o phpMyAdmin na VPS Vultr para gerenciar o seu banco de dados na VPS da Vultr.

Continuando com está série de tutoriais sobre VPS da Vultr hoje vou mostrar como instalar de forma simples o phpMyAdmin na Vultr.

Com mais este tutorial você terá tudo que precisa para criar sua VPS na Vultr, instalar o certificado SSL, acessar as pastas e arquivos da sua VPS pelo PC e agora como instalar o phpMyAdmin.

LEIA TAMBÉM:

Instalar o phpMyAdmin é muito útil quando você quer por exemplo importar um banco de dados de outra hospedagem para sua VPS entre outras.

Como instalar o phpMyAdmin na VPS Vultr

Tutorial partindo do ponto que você tenha sua conta e sua VPS criada na Vultr. Caso não veja o tutorial como criar e instalar o WordPress na Vultr.

1º Passo: Precisamos baixar os arquivos do phpMyAdmin e para isso clique no botão abaixo:

Baixar phpMyAdmin

2º Passo Já no site baixe a última versão do phpmMyAdmin como na imagem abaixo:

Como instalar o phpMyAdmin na VPS Vultr

3º Passo: Com o arquivo no computador renomeie o mesmo para phpMyAdmin para facilitar posteriormente:

phpmyadmin vps vultr

4º Passo: Agora acesse sua VPS pelo WinSCP como mostrei no tutorial como usar um gerenciador de arquivos em sua VPS e envie o arquivo phpMyAdmin (ainda compactado) para dentro da pasta onde estão os arquivos do WordPress:

enviar phpmyadmin vultr

5º Passo: Após enviar precisamos descompactar o arquivo dentro da VPS. Para isso clique com o botão direito do mouse sobre o phpMyAdmin depois em “Nomes de arquivo” e depois em “Inserir para Linha de comando“:

executar comando vps vultr

6º Passo: Agora no rodapé do programa basta digitar unzip phpMyAdmin.zip e dar ENTER para descompactar o arquivo:

descompactar arquivos vps

7º Passo: O arquivo será descompactado. Para facilitar renomeie a pasta novamente para phpMyAdmin:

renomear pasta vps vultr

8º Passo: Entre na pasta descompactada e clique com o botão direito sobre o arquivo config.sample.inc.php e depois “Editar“:

php vultr install

9º Passo: Aqui você deve informar onde está indicado na seta abaixo uma senha de até 32 caracteres. Você pode usar o site Gerador de Senha para gerar a sua:

vultr blog e boa

Veja no exemplo como deve ficar:

vultr hospedar blog

10º Passo: Após editar e salvar o arquivo precisamos renomear o mesmo arquivo de config.sample.inc.php para config.inc.php como na imagem abaixo:

vps vultr brasil

11º Passo: Agora você pode acessar digitando em seu navegador http://www.seu-site.com/phpMyAdmin e se tudo der certo você entrará neste página:

phpmyadmin vps vultr

12º Passo: O nome de usuário e senha para você entrar você encontra no arquivo wp-config.php do seu WordPress. Basta clicar para editar o arquivo e procurar pro DB_USER e DB_PASSWORD:

senha php vps vultr

Relacionados

Deixe uma resposta