WordPress: Como fazer backup com o plugin “BackWPup”

Se você usa a plataforma WordPress sabe o quanto é importante ter uma cópia do seu banco de dados e de todos os arquivos do seu site que estão hospedados em sua hospedagem.

No WordPress existem vários plugins que fazem isso com muita facilidade como o WordPress Backup to Dropbox que eu já mostrei aqui no blog. O problema é que ele só faz um backup dos arquivos e não do banco de dados.

Agora vou mostrar como fazer um backup usando o BackWPup que faz backup do banco de dados e de todos os arquivos do seu site. O BackWPup pode fazer uma cópia de tudo e enviar para alguns HDs virtuais como o Dropbox que para garantir seus arquivos caso sua hospedagem apresente algum problema.

Instalando o BackWPup

1º Passo: Entre no painel de controle do seu WordPress e do lado esquerdo clique em “Plugins” e depois em “Adicionar novo“:

2º Passo: No canto superior direito pesquise por BackWPup a aperte “Enter“. Depois clique em “Instalar agora“:

3º Passo: Agora basta ativar o plugin clicando em “Ativar plugin“:

Configurando o BackWPup

1º Passo: Após instalar o plugin vai aparecer no topo do seu WordPress onde você deve passar o ponteiro do mouse sobre ele, depois ir em “Jobs” e depois em “Add new“:

2º Passo: Na aba “General” na parte de cima escolha só um nome para sua cópia:

Pouco mais abaixo marque a opção “Backup to Dropbox” e clique em “Save changes“:

3º Passo: Agora pule direto para a aba “To: Dropbox” e clique em “Get full Dropbox auth code“:

4º Passo: Você será redirecionado para o Dropbox no qual você entrar com sua conta e permitir o acesso do plugin ao Dropbox:

Após permitir você receberá um código do Dropbox no qual você precisa copiar para usar no plugin:

5º Passo: Cole o código na frente do botão que você apertou e clique em “Save changes“:

6º Passo: Pronto! Agora para fazer o cópia clique no menu do BackWPup no topo, depois em “Jobs” depois no nome que você escolheu para sua cópia e por fim em “Run now“:

Feito isso basta aguardar o processo terminar e você terá uma cópia do seu site no Dropbox e poderá usar sempre que precisar.

É bom você fazer uma cópia em tempos em tempos dependendo do seu ritmo de postagens.